Unidade de biogás é uma planta para a produção de energia a partir de biomassa ; estas fontes renováveis para ser usado para alimentar o digestor são compostos de substâncias orgânicas que podem ser degradadas por via anaeróbia para a produção de biogás e biofertilizantes . A digestão anaeróbia é a degradação de substâncias orgânicas por microorganismos sob condições anaeróbias . Tratamento anaeróbico é vantajosa pelo facto de o biogás é utilizado num sistema de cogenerative para a produção de electricidade e de calor , para além de produzir um fertilizante organomineral com muito boas propriedades agronómicas .
Esquema
A planta em questão é capaz de produzir biogás através da digestão anaeróbia de efluentes suínos, bovinos, aves, MSW, silagem , etc e obtenção de energia elétrica e térmica a partir da combustão de biogás no sistema cogenerative . A recepção e pré- tratamento será o primeiro compartimento da planta e terá como objectivo obter a biomassa e alimentar ao longo do dia para a próxima fase de maceração. O efluente serão coletados em uma câmara de pré- carga , feito de ereção concreto armado.
As matrizes orgânicas , misturadas e homogeneizadas com a bomba misturadora será enviado para a digestão anaeróbica controlada de alto desempenho . A digestão anaeróbia irá consistir de um digestor , chamado anaeróbio ou primária , que vai ser produzido em condições de homogeneização de temperatura controlada e a degradação da substância orgânica e da produção de biogás . A degradação da biomassa por microorganismos sob condições anaeróbicas ocorre no digestor e termofilia condições anaeróbicas a uma temperatura próxima de 50 ° C. O digestor primário será construído no fundo cônico concreto armado e vai ser isolados termicamente para evitar parada perda de calor.
A mistura da digerido primário no digestor é garantida por um ( 1 ) vertical do agitador instalado no telhado do reactor , que consiste de um veio vertical mecânico equipado com um motor de engrenagens, para trabalhar em classificadas áreas ATEX com dois rotores , cuja tarefa será mistura e eventual quebra flutuante crostas que se formam na superfície , assegurando ao mesmo tempo uma homogeneização superfície ideal e aumento da degradação do desempenho.
Este digerido no digestor é extraído com uma bomba e enviado para o próximo armazenamento receptor. Digerido extracção é realizada com um tubo posicionado no centro do digestor no ponto mais baixo do fundo cónico; isto irá permitir a extracção continua do material grosolano e / ou inertes que deve estar presente no interior do digestor naturalmente tendem a acumular-se no meio e na parte inferior. Biogás produzido no processo anaeróbio é recolhido em tubos com pressão constante (cerca de 16 mbar ÷ 20) e enviado para o grupo de co-geração. O biogás acumulado na parte superior do digestor anaeróbio (cerca de 280 m3 pressão média de 16 ÷ 20 mbar) para sair do digestor anaeróbio através de um tubo localizado na parte superior da laje de cobertura. Este tubo é feito de aço inoxidável e embutido na laje de betão. O digestor será equipado com um sistema de segurança que consiste de (1) uma válvula de sobrepressão mecânica (calibrado para intervir 23mbar) e uma (1) Disjuntor válvula de vácuo (calibrado para intervir a 10 mbar) a ser localizado na parte superior da laje (telhado) do digestor.
Ao sair do digestor anaeróbio , biogás vai ser submetido a um primeiro tratamento de separação do condensado por meio da passagem de uma armadilha de condensados . Isto irá consistir de um tanque especial feito de aço inoxidável . O reservatório terá uma válvula hidráulica ( 50 mbar calibrado ) para descarregar continuamente a saída codensados biogás e , no caso de bloqueio . A armadilha de condensados será instalado no topo do digestor anaeróbio em linha após o tubo de admissão.
O biogás é lavada com uma solução de hidróxido de sódio aplicado em contracorrente ao fluxo de biogás . Dessulfurização assegurar a combustão do motor , sem causar degradação cogenerative .